nosso blogue

Obrigada e volte sempre!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Resumão - Prova de Filosofia - 6º ano - Mitologia Grega

A mitologia e o Homem

desde a antiguidade sao criados varios mitos para se explicar a origem do mundo e do homem, muitas e muitas historias como a de Hera a deusa do casamento, etc. Como você pode perceber, existiam deuses e deusas para tudo em quanto ha, deusa do amor, casamento, guerra, sabedoria etc. Estes deuses eram os bravos deuses do Monte Olimpo ( o Monte Olimpo era como se fosse um castelo flutuante nos céus e que ''abrigava'' os deuses.
Vou falar um pouco da qualidade ou caracteristica de cada deus:

Zeus

Zeus era o deus dos deuses, o ser supremo do Monte Olimpo, ele que tomava as decisoes mais importantes por la, em nome de todos. Era muito forte e teve varias amantes e esposas como: 
Filho de: Zeus, filho do titã Cronos e da titânide Rea. 
Historia: Cronos, que reinava no universo, foi advertido por um oraculo que um de seus filhos iria destrona-lo. Passou, portanto, a devorar sua prole, logo apos o nascimento. ao dar a luz ao sexto filho, Rea resolveu salva-lo da determinaçao paterna por meio de um ardil. Escondeu o menino e deu a Cronos uma pedra envolvida em fraldas, do tamanho do recém-nascido. Cronos engoliu a pedra e Zeus sobreviveu.
Ha varias versoes da lenda do nascimento de Zeus. Segundo a maioria delas, ele nasceu na ilha de Creta, num monte que pode ter sido o Egeon, o Dicte ou o ida. Foi criado por semideuses e por ninfas, tendo sido amamentado por uma cabra chamada amalteia, cujo couro, depois de morta, revestiu o escudo de Zeus, conhecido como égide.
ao tornar-se adulto, Zeus resolveu conquistar o trono de seu pai, ao qual deu de beber uma droga que o fez vomitar os outros filhos anteriormente engolidos:DeméterHera, Héstia, Hades Poseidon. Juntos, os irmaos enfrentaram Cronos e os outros titas, contando com a ajuda dos Ciclopes e dos gigantes Hecatonqueires, que Zeus havia libertado do tartaro, regiao situada nas profundezas do mundo, abaixo do proprio inferno.

Hera
Hera  era uma rainha do Olimpo, conhecida também como a




 deusa protetora do casamento, da vida e da mulher, governava Olimpo ao lado do seu marido o Zeus, filha de Cronos e Réia. tem 


como seu animal preferido o Pavao e é associada ao signo de Escorpiao. tinha a fama de ser ciumenta com razao, pois Zeus era muito infiel – de todos os filhos que Zeus teve, dois foram concebidos em seu casamento com Hera que foi ares (deus da guerra) e Hefesto  (deus do fogo). Hera considerava muito o casamento e foi muito humilhada por Zeus por suas traiçoes e o que a deixou muito triste, foi quando ele sozinho gerou sua filha Atena, mostrando que nao precisava de Hera nem para conceber um filho.
Um dos episodios de ciumes de Hera foi com Calisto (deusa) que por ter muita beleza conquistou seu marido, mas Hera para separar os dois a transformou em uma Ursa. Calisto ficou muito isolada de todos e também com medo da floresta por causa dos caçadores. até que um dia ao reconhecer seu filho arcas correu para abraça-lo, mas arcas ja preparava sua lança por nao reconhecer sua mae. Hera vendo o que aconteceria lançou um feitiço e enviou os dois para os céus que viraram constelaçoes, a Ursa maior e a Ursa menor. Porém como Hera ainda tinha muita raiva de sua rival pede para tétis e Oceano, divindades do mar, para que nao deixem descansarem em suas aguas, e com isso essas duas constelações sempre ficam em circulos e nunca descem para trás das águas como as outras estrelas.


Nossa custei pra fazer isso mais tomara que ajude vocês!!




ASSINATURA: TamaraMoreiraSilva

Um comentário:

  1. nossa , muiiiito obrigada isso me ajudou muito para estudar para a prova.....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...